O vídeo tem se tornado uma das melhores ferramentas para compartilhamento de conteúdo, realização e impulsionamento de negócios, divulgação de produtos e serviços, promovendo uma experiência visual para o seu público.

No vídeo, a mensagem é transmitida pelo que se vê na tela, então, além da sua fala e do conteúdo, a qualidade do vídeo e elementos como o cenário, vestuário, maquiagem, cabelo e recursos adicionais são pontos que merecem atenção para um bom vídeo. Vale muito a pena investir em uma produção, gravação e edição profissional, pois a qualidade do trabalho influencia diretamente no resultado que espera alcançar.

Neste e-book apresentamos alguns passos importantes que devem ser observados para que a gravação do seu vídeo aconteça da melhor forma possível.

Os preparativos para gravação começam bem antes, para que no dia possa fluir sem muitas preocupações. Se dedique ao seu roteiro e a sua performance, e o resto deixe por nossa conta!

Planejamento

A primeira etapa para gravação do seu vídeo, é o planejamento, que vai te ajudar a criar um roteiro para otimizar o trabalho. Para isso, defina com antecedência:

  • o objetivo a ser alcançado
  • a mensagem que deseja passar
  • o público-alvo
  • o tempo de duração
  • a quantidade de blocos
  • o cenário e elementos de composição
  • os recursos adicionais que podem ser projetados ou inseridos na edição – falas destacadas, slides, cards, fotos, informativos, infográficos etc.

Busque focar nos pontos mais importantes que deseja transmitir. Se o seu conteúdo for extenso, tente dividi-lo em dois ou mais vídeos curtos, abordando cada tema de forma específica em um vídeo para capturar mais a atenção do seu público.

Roteiro

A elaboração de um roteiro vai te ajudar na produção de um bom vídeo, deixando seu conteúdo mais interessante e dinâmico. Mesmo dominando completamente o tema e tendo facilidade para improvisar, o roteiro te ajuda a organizar melhor o que pretende dizer, evita erros de falas, administra melhor o tempo e não te deixa esquecer de citar algo importante.

Na criação do seu roteiro, busque separar o conteúdo por blocos, apontando o tema, tópicos sobre o que você vai falar, tempo de cada um, as pausas, elementos complementares, e se for o caso, sinalize a cada bloco a mudança de cenário e figurino.

O seu texto deve ter começo, meio e fim. Entregue o que foi prometido e não enrole seu público. Evite o excesso de informação, para que a mensagem principal não seja perdida. Muitas vezes no ambiente virtual, menos é mais.

Busque causar um impacto e despertar o interesse da sua audiência nos primeiros momentos do vídeo. Se apresente, dê as boas-vindas e informe o objetivo do seu vídeo.

Em relação ao cenário, lembre-se que a mensagem que pretende passar deve ter uma conexão com o ambiente escolhido para gravar. Defina o estilo, se quer um fundo mais divertido, criativo, empresarial, ambiente educacional etc. Você também pode levar para estúdio objetos que tem em casa para compor o ambiente.

Antes de terminar o vídeo, você pode apresentar uma rápida síntese com os principais pontos abordados e fazer um link com o próximo vídeo. Sempre que possível, faça uma call to action (chamada para a ação), para que o telespectador realize uma determinada ação, buscando maior engajamento e conversões. Também pode deixar uma mensagem final e disponibilizar seus contatos.

Após colocar as melhores ideias no roteiro, faça uma revisão cuidadosa, para verificar se tudo que é essencial está presente no texto, bem como excluir o que for desnecessário. Adote uma linguagem que seja compatível com o seu público.

Dica: Como estratégia para estruturar o roteiro, você pode experimentar usar a técnica do “storytelling”, que é uma forma de contar uma boa história que retem a atenção do público, utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais.

Recursos Adicionais

No vídeo, o aspecto visual é uma parte importante, portanto, use recursos adicionais sempre que você puder mostrar ao invés de apenas falar. Os recursos adicionais mais comuns são os slides, cards, fotos, informativos, gráficos, dados estatísticos, tópicos, falas destacadas, imagens que ilustram bem os conceitos. Estes recursos podem ser projetados durante a sua fala ou inseridos na edição.

Ao elaborar seu roteiro busque ser criativo escolhendo com cuidado os recursos adicionais para obter um maior dinamismo e prender a atenção do espectador. Tenha cuidado na escolha do tamanho da fonte, cor e estilo de letra, para não dificultar a leitura e contrastar bem com vídeo. Não esqueça de apontar as fontes dos recursos. Caso opte por usar imagens, alguns sites possuem imagens gratuitas.

Todos estes recursos adicionais devem estar listados no roteiro, com a indicação do momento em que deve ser adicionado ao vídeo, para o editor inserir no tempo certo.

Vestuário

Um elemento importante a ser definido é a roupa que você pretende usar na sua gravação, pois o impacto visual é um fator determinante na mensagem que deseja passar uma vez que ela é transmitida pelo que se vê no vídeo. Opte por roupas que te façam sentir bem, então escolha com cuidado e se ligue nas discas a seguir!

Existem estampas que não causam um bom efeito visual no vídeo, como listras, poá, xadrez e estampas continuadas. Elas levam ao chamado “efeito moiré”, quando a estampa se mexe no vídeo, o que pode causar até tontura em quem está assistindo. Para alguns telespectadores, roupas com cores vibrantes (amarelo mais forte e vermelho sangue) podem gerar desconforto.

Lembre-se que, a depender do objetivo do vídeo, é mais importante que o conteúdo se sobressaia e que a sua vestimenta não seja a protagonista.

O vestuário também deve contrastar com o cenário, então, ao definir o cenário preste atenção na escolha do tom da roupa. No vídeo a ser gravado, caso opte por usar o chroma key (técnica de efeito visual usada para colocar uma imagem sobre uma outra), não deve usar roupas na cores verde ou azul (em qualquer tom).

Você também pode diversificar os looks, escolhendo diferentes roupas a serem usadas em blocos diferentes.

Uma atenção especial deve ser dada aos acessórios, que podem fazer uma excelente composição se escolhido adequadamente. Atenção apenas para o uso de colares que podem colidir com o microfone e provocar ruídos, assim como, alguns brincos e pulseiras que ao mover a cabeça e braços podem ocasionar em barulho interferindo no áudio da gravação.

Agora, se o objetivo do seu vídeo é destacar a roupa ou um determinado estilo, use e abuse!

Cabelo e Maquiagem

A maquiagem e o cabelo também merecem uma atenção especial na gravação de seu vídeo. É preciso que esteja bem definida a mensagem e imagem que deseja passar, se busca uma maior credibilidade, algo mais despojado, espontâneo, estiloso, criativo etc.

Cuidado para o excesso de “brilho” e o aspecto oleoso da pele, que pode não cair bem nos vídeos. Lavar bem o rosto antes da filmagem ajuda a diminuir o aspecto “brilhoso”, usar produto com efeito matte e fazer uma maquiagem.

É bom lembrar que make demais, de menos ou fora do contexto pode passar a mensagem equivocada para quem está assistindo. Quando feita de maneira correta, o resultado é um efeito estético positivo para o vídeo ajudando a deixar a produção mais profissional.

Uma boa maquiagem também valoriza os traços mais importantes e suaviza alguma imperfeição na pele. Atenção na escolha dos tons a serem usados na make. É bom ter em mãos os produtos para fazer eventuais retoques no intervalo de gravação.

Em relação ao estilo de cabelo, corte, penteado, barba e bigode é algo bem pessoal, pois é uma forma de expressar a sua personalidade, identidade e momento de vida. Na gravação do seu vídeo, pense na imagem que deseja passar e no seu público-alvo, para que fique tudo bem alinhado.

Ensaiar

Pode até parecer que ensaiar a sua apresentação seja algo de pouca importância, não se engane! Após as etapas de planejamento, criação do roteiro e escolha do vestuário que pretende usar na gravação, chegou a hora de ensaiar.

Uma dica é você realizar uma “prévia” gravação com seu celular para analisar o resultado ou ensaiar na frente do espelho. Treine a sua fala, expressão facial e os gestos, dê ação para suas mãos e cabeça. Marque o tempo de cada bloco.

Busque o que for mais natural e confortável para você. A ideia não é “imitar” outras pessoas e sim, encontrar o seu estilo! Coloque sua personalidade, crie sua própria voz, deixe sua marca pessoal, faça com que seus vídeos sejam únicos.

Depois avalie o vídeo com atenção. Veja se teve dificuldade em algum bloco, se precisa de algum ajuste no texto, se o tempo foi adequado, se alguma palavra foi pronunciada com mais dificuldade, caso sim, treine mais a pronúncia ou substitua.

Analise também o efeito visual da roupa escolhida, a coloração, caimento, se está confortável ao gesticular. Preste atenção aos detalhes. Depois revise o roteiro, faça os ajustes necessários e venha fazer a sua gravação profissional conosco!

Durante a Gravação

Com roteiro final e depois do ensaio, chegou a hora de realizar a gravação. Siga as dicas:

  • Coloque o celular no modo avião – o foco deve ser a gravação do vídeo, evitando distrações e os sons das ligações, avisos de notificações e alarmes no seu vídeo.
  • Mantenha o enquadramento – fique no local indicado para o adequado enquadrando da imagem, de acordo com as marcações da equipe técnica.
  • Busque olhar na direção da câmera – isso passa a sensação de “olho no olho”, de igualdade, de conexão.
  • Adote uma postura positiva – seja agradável e sorria para cativar o público.
  • Comece com uma breve fala de boas-vindas, se apresente e diga o objetivo do seu vídeo.
  • Capriche nos segundos iniciais – isso ajudará a captar a atenção do público e mostrar a relevância do seu conteúdo.
  • Fale de forma clara, objetiva e assertiva.
  • Finalize com uma “chamada para a ação” – use palavras que causem certa urgência ou que remeta seu público a tomar uma decisão imediata (“clique aqui”, “baixe agora”, “teste gratuito”), para aumentar suas conversões.
  • Lembre-se de fazer um link com o próximo vídeo, para despertar a curiosidade e o interesse do público, deixe uma mensagem e seus contatos.